A professora em nutrição da Estácio, Glaucia Freire, alerta sobre a importância de manter a hidratação nos dias do Festival de Parintins. A especialista argumenta que ao ter a certeza de irá exagerar em bebidas alcoólicas, é necessário repor a hidratação e os sais minerais. Por isso, é necessário dar preferência a água mineral, água de coco e isotônicos. Glaucia também informa que é importante consumir alimentação em locais adequados para evitar DTA (Doenças Transmitidas pela Alimentação).
Para evitar dores de cabeças, enxaquecas e cansaços, Glaucia orienta que os brincantes de boi tomem o recomendado pela Nutrição, 35ml de água para cada quilo corporal. “Então, se uma pessoa pesa 70 quilos, ela vai ter que tomar, por dia, um pouco mais de 2 litros de água, para suprir a necessidade do próprio corpo. A pessoa pode também equilibrar na hidratação variando também com sucos e frutas ricas em águas como melão e melancia”, acrescentou a especialista, que explica que em altas temperaturas a transpiração aumenta e pode facilitar a desidratação.
Para quem for turistar e aprovar a gastronomia local, Glaucia dá algumas dicas para reconhecer estabelecimentos confiáveis para alimentação. “Evite comer em locais em que não percebe uma cozinha para higienização e manutenção correta dos alimentos. Busque sempre, restaurantes que indiquem que possuem boas práticas ao manipular alimentos, como cozinha e ambiente adequado, funcionários com avental e touca. Além disso, observe se os alimentos estão sendo servidos nas temperaturas adequadas. Com isso, poderá aproveitar os dias de Festival sem imprevistos na saúde”, conclui a professora da Estácio.
Com informações da assessoria