O Boi Caprichoso apresentou à imprensa, na noite desta quinta-feira (28/06), o projeto de arena “Cultura, O Triunfo do Povo”. O encontro reuniu os profissionais da comunicação na Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale e foi conduzido pelo Conselho de Arte com participação do presidente Rossy Amoedo e itens oficiais.
Cultura – O Triunfo do Povo
O macro projeto “Cultura – O Triunfo do Povo” será apresentado em três espetáculos. Na sexta-feira (28 de junho) , “Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas” abre as apresentações. “O Caprichoso, proclama o triunfo do povo com foco nas nossas culturas: culturas plantadas, nascidas e sustentadas no meio da Amazônia Brasileira, magistralmente triunfal no entrelaçar de negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local”.
O segundo ato (29 de junho) tem como tema “Tradições: o flamejar da resistência popular”. Nesta noite “a tradição é o fio condutor da narrativa. O boi vai falar daquilo que cultiva com todo o cuidado: as tradições que dão vida ao Boi Caprichoso. Tradições que não se vestem de pretensões de se manterem estanques, e sim aquelas que são experimentadas, revividas, (res)significadas diariamente no cotidiano do povo, do torcedor, renascendo em cada Festival”.
O Caprichoso fecha o espetáculo com a temática “Saberes: o reflorestar das consciências”. “O Boi Caprichoso torna-se, nesta noite, escoadouro de vozes da ancestralidade em diversas expressões de saberes. Saberes milenares. Nascidos em aldeias. Protegidos por mocambos. Navegantes em canoas, rabetas e barcos, por nossos ribeirinhos e ribeirinhas. De gente minorizada que semeou conhecimentos e, em metáfora popular, louva em procissões, reflorestando consciências. Reflorestar aprendido na necessidade de manter de pé o verde!”.
A revista oficial do bumbá pode ser acessada on line pelo link: https://we.tl/t-mrvYGGNoyy
Para a concepção, desenvolvimento e execução do projeto de arena 2024: “Cultura – O Triunfo do Povo”, o Boi Bumbá Caprichoso recebeu patrocínio de parceiros públicos e privados. São eles: Governo Federal, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Coca-Cola Brasil, Ambev – Brahma, Azul Linhas Aéreas, Bradesco, Petrobras, Tectoy, Eneva, Pixbet, O Boticário, Samel Planos de Saúde, Assaí Atacadista, Vivo, Bemol Lojas, Correios, Sherwin-Williams, InfoStore, Agência oficial: Maná Produções, Emissora Oficial: TV A Crítica e Apoio institucional da Prefeitura Municipal de Parintins e Amazonastur.
Fotos: Pedro Coelho, Arleison Cruz, Michel Amazonas e Alexandre Vieira