Com o aumento de novos casos de Covid-19 em Manaus, técnicos de enfermagem que atuam na área de emergência do Hospital 28 de Agosto, zona centro-sul de Manaus, entraram em desespero nesta terça-feira (12/01) com a baixa quantidade de profissionais para prestar atendimento na unidade de saúde. As informações são da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas e Religiosas e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas (Sindpriv-AM), Graciete Mouzinho.
De acordo com a sindicalista, apenas duas profissionais estavam de plantão durante o dia desta terça-feira (12/01), realizando atendimento no 28 de Agosto por conta de outros profissionais estarem infectados com a Covid-19. Segundo a presidente, que também está com Covid-19, até princípio de tumulto foi registrado devido à baixa mão de obra para atender pacientes.
“A situação do 28 de Agosto está um caos. Os funcionários estão até sem tempo para se alimentar. Eu gostaria de pedir que eles fizessem uma paralisação, mas a lei não permite porque não tem quem fique no lugar. Só estão duas funcionárias para fazer atendimento. Os governantes precisam criar vergonha na cara e contratar mais profissionais porque eles estão adoecendo, se reinfectando e eles não estão fazendo nada”, comentou a sindicalista.
Em um áudio enviado ao sindicato, um funcionário relata em tom de desespero a situação do 28 de Agosto nesta terça-feira. “Enfermeira Graciete, pelo amor de Deus. Os funcionários do 28 estão pedindo socorro. Vá no posto de medicação para a senhora ver como está. Como só tem dois funcionários, o resto está tudo com Covid”, desabafou o funcionário.
Profissionais doentes
Na segunda-feira (11/01), Graciete Mouzinho já tinha denunciado que os profissionais de enfermagem lotados nas unidades de saúde da rede estadual estão sendo obrigados a trabalharem infectados com o vírus SarsCov2 (Covid-19). Ela tinha ressaltado que muitos profissionais da saúde estão expostos em meio à nova variante Ômicron e correndo o risco de morte por atuar contaminados pela doença.
“Os nossos profissionais estão positivando nesta nova cepa, da Ômicron, de Covid-19. Eles se contaminando novamente, e não estão mandando ir para casa, para tirar a quarentena, e estão obrigando a trabalharem doente. Eles (direção das unidades) estão obrigando-os a trabalharem contaminados com covid, espalhando isto para os demais colegas. É um absurdo. Isso me deixa extremamente arrasada, triste, com essa situação. Isso está acontecendo em todos os hospitais, não é só no 28 de Agosto, mas no SPA São Raimundo, Danilo Correa, no hospital Platão Araújo, João Lúcio. As meninas estão pedindo socorro”, comentou a sindicalista.
Posicionamento
Em nota, a direção do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto esclarece que a informação dada pela sindicalista Graciete Mouzinho não procede. e disse ainda que a unidade está realizando remanejamento de servidores para substituir aqueles que estão sendo afastados por Covid-19, sem prejuízo no atendimento à população.
Isso que a enfermeira graciete está falando e verdade ..temos que trabalhar doente assim mesmo ..isso é um absurdo ir fuça com uma grande quantidade de pacientes..pela amor de Deus olha por nós…nos técnicos de enfermagem somos escravizado. Somos acediado. Isso é um absurdo governador cria vergonha na cara ir olha pela saúde..nossa comida é igual uma porcaria já encontramos merda de rato .baratas cabelo tapuru na comida ..nós somos acediado todos os plantão. Pq Sir nós Sir nega fica com uma grande quantidade de paciente ..somos mandado embora pra casa …o plantão no 28 de agosto ir na lindu e uma iscravisao..porfavo alguém olha pela saúde pela amor de Deus..graça a Deus que a enfermeira graciete luta por nós..
Pelo amor de Deus seu governador olhe pela área da saúde, minha tia está entubada lá no 28 de agosto, a demanda de pessoas q estão infectados os trabalhadores da área de saúde estão adoecendo de novo a minha irmã trabalha lá tenho uma colega q trabalha no joventina e no 28 ela foi uma daquelas q foi p fora com covid-19, e tomou as duas doses da vacina e agora está infectada de novo contrate mas servidores p ajudar.
Não estão fazendo, PCR nós funcionários,se ficar doente a médica do trabalho,e médica chefe do PS Dr hildea está falando pra ir na UBS,se quiser fazer exames,isso é vergonhoso,quando pegamos covid lá mesmo,pós as colegas são proibidas de fazer exame lá,por ordem da direção está proibido atender funcionário…..
Realmente, os técnicos estão trabalhando doente, mais muitos com 2 contratos com desvio de função, si o padrão fica com desfalques ,isso tem que ser ivertigado, principalmente nos spa, fica a dica.
Realmente, os técnicos estão trabalhando doente , com teste e resultado positivo, são obrigados a ficar trabalhando, mais muitos com 2 contratos com desvio de função, fazendo serviços administrativos ou de supervisão aí causam desfalques nos plantões ,isso tem que ser ivertigado, principalmente nos spa, fica a dica.