Mais de 10 mil pessoas prestigiaram a oficialização da pré-candidatura do vereador Mateus Assayag à Prefeitura de Parintins, no último sábado (24/02, na Ilha Tupinambarana.
O atual prefeito da cidade parintinense, Bi Garcia, enalteceu a experiência de Mateus Assayag e ponderou sobre a importância da continuidade. “Mateus representa uma geração de jovens trabalhadores e eu confio plenamente nele, pois juntos construímos grandes obras no município e o nosso grupo o escolheu para dar continuidade aos avanços históricos que o futuro nos reserva. Ele é alguém que já recebeu o reconhecimento pelo trabalho, gestão e transparência, sem dúvidas tem bagagem e sabedoria para administrar Parintins”, exaltou.
Emocionado e aplaudido de pé pelo povo de Parintins, Mateus declarou: “Aqui, hoje, do bairro onde moro há mais de vinte anos com meus pais, seu Simão e dona Graça, oficialmente coloco meu nome à disposição da população parintinense. Daqui do Palmares, vamos fazer ecoar em todos os lugares da ilha a nossa mensagem de que Parintins não pode parar. Vamos somar forças para dar continuidade aos grandes avanços que o nosso povo precisa”, declarou Mateus Assayag.
Estiveram presentes os vereadores Alex Garcia (presidente da Câmara), Vanessa Gonçalves, Telo Pinto, Cabo Linhares, Afonso Caburi, Naldo Lima, Fernando Menezes, Tião Teixeira (licenciado) e o ex-vereador Maildson Fonseca.
Quem é Mateus Assayag?
Mateus Ferreira Assayag tem 43 anos, nasceu em 26 de junho de 1980, é filho de Graça e Simão Assayag e morou toda sua infância e juventude em Parintins. Após concluir o ensino médio, aos 16 anos, ingressou no curso de Engenharia Civil, onde se formou no ano de 2002 pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
A convite do prefeito Bi Garcia, assumiu a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) em três oportunidades, 2005 a 2008, 2009 a 2011 e 2016 a 2020. Jovem político, Mateus está vereador da cidade de Parintins pelo quarto mandato consecutivo. No biênio 2021/2022 assumiu a presidência da Câmara de Parintins, sendo o único presidente eleito por unanimidade de seus membros.
Entre várias ações na Câmara, colocou o Legislativo Municipal no primeiro lugar do Estado no ranking da transparência do MPC/TCE e foi o primeiro Presidente a conquistar o Selo Diamante de Transparência do Programa Nacional de Transparência Pública dos Tribunais de Contas dos Estados.
Como Secretário de Obras, criou a primeira turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os servidores da Semosp e especialmente para os garis. Também foi responsável pela construção de inúmeras obras históricas, entre elas a Escola Irmã Cristine, na época o maior educandário do interior do Estado.
São mais de 40 escolas erguidas, na cidade e na zona rural, além da construção de mais de cinquenta Sistemas de Abastecimento de Água no interior, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ginásios Poliesportivos e a Estação Cidadania que atende uma grande população em atividades socioculturais. Também comandou grandes projetos estruturais, como o recapeamento de 70% das ruas do sistema viário e a construção de drenagens profundas em pontos críticos de alagamento.
Mesmo como vereador, coordenou junto com o prefeito Bi Garcia o grupo de trabalho a elaboração dos projetos de pavimentação da estrada da Vila Amazonia, pavimentação da sede da Vila Amazônia, pavimentação da estrada que interliga as agrovilas do Mocambo e Caburi à Comunidade do Monte Sinai e também do projeto do muro de arrimo da orla da Cidade, recentemente aprovado no Ministério do Desenvolvimento Regional.
Fotos: Pedro Coelho Pitter Freitas
Fotos aéreas: Yuri Pinheiro