Uma mulher brasileira, de 27 anos, residente em São Paulo e que chegou a Manaus, procedente de Fortaleza (CE), no dia 21 de dezembro, com sintomas gripais, foi diagnosticada com o primeiro caso importado da variante Ômicrom do novo coronavírus, no Amazonas. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), nesta terça-feira (04/11), após receber relatório de vigilância genômica emitido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia).
De acordo com a FVS, a mulher ao chegar na capital, realizou coleta no posto de testagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde testou positivo para Covid-19 e foi orientada para o isolamento domiciliar durante 14 dias. A paciente tinha sintomas leves de tosse e coriza e com calendário vacinal completo, incluindo a dose de reforço.
A fundação informa que reforça junto à população a necessidade de adesão às medidas de prevenção não farmacológicas, como usar máscaras faciais; evitar locais fechados e pouco ventilados; e adotar medidas de distanciamento social e de etiqueta respiratória, além da higienização das mãos.





























































