Celebrada no Brasil desde 2011, a campanha Novembro Azul busca conscientizar a população a respeito da importância dos cuidados com a saúde do homem. A principal atenção é para o câncer de próstata, mais comum entre homens no Brasil, depois do de pele. Em alusão à data, e para promover cuidados com o bem-estar masculino, o Centro de Ensino Técnico (Centec) preparou, para o próximo dia 25 de novembro, uma série de atividades gratuitas que vão desde massagem e corte de cabelo até atendimento dermatológico e teste de glicemia.
A programação ganhou o nome ‘O Centec de Portas Abertas para a Comunidade’ e vai iniciar às 8h30, na sede da instituição (na avenida Djalma Batista, 646 – São Geraldo). Os atendimentos integram o cronograma deste ano da campanha ‘Centec Azul’, realizada anualmente pela escola. O projeto conta ainda com atividades de conscientização sobre saúde do homem com alunos e docentes da escola, além da comunidade externa.
“O Centec Social é um braço filantrópico da escola e pelo qual realizamos atividades voltadas ao público externo. Assim como costumamos fazer em outras campanhas de saúde, como o Outubro Rosa, não poderíamos passar pelo Novembro Azul sem oferecer à comunidade serviços gratuitos de saúde e bem-estar”, afirma a diretora Geral do Centec, Driele Cazumba.
Além dos serviços já mencionados, serão realizadas aferições de pressão e tipagem sanguínea. Os procedimentos serão realizados por alunos dos cursos do eixo da saúde do Centec, sob supervisão e auxílio direto de professores especialistas em suas áreas.
Cuidados
Docente do curso técnico em Enfermagem, Bruno Fernandez afirma que o principal objetivo da campanha é incentivar os homens a se cuidarem mais. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostrou que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revelou que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.
“Temos feito um trabalho educativo a respeito dos cuidados que o homem precisa ter, dessa prática mais segura, haja vista ainda termos muita incidência de doenças que podem ser prevenidas com o simples ato de o homem procurar um posto de saúde, de entender a necessidade buscar meios que evitem essas condições ou o seu agravamento”, comenta ele.
A campanha Centec Azul iniciou no último dia 8 de novembro, quando alunos e professores fizeram um ‘pedágio no sinal’, com o tema ‘Novembro Azul: o Melhor Tratamento é a Prevenção’. Na ocasião, estudantes apresentaram cartazes e distribuíram folhetos com informações sobre saúde do homem.
Já no dia 10, foi a vez do workshop com o tema ‘Saúde do Homem e da Mulher’. Alunos do Centec prepararam duas salas temáticas, uma sobre câncer de próstata e outra sobre câncer de pulmão. Os espaços ficaram abertos para professores e alunos da escola.
“A gente levou essa ideia para os alunos, principalmente homens, para que eles entendam que desde cedo é importante praticar uma saúde preventiva, fazendo exames regulares e os acompanhamentos devidos. Foi muito interessante, a recepção foi ótima”, explica o professor Bruno Fernandez, responsável pela atividade.
Câncer de próstata no AM
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o Amazonas deve ter 570 novos casos de câncer de próstata entre 2023 e 2025. Em todo o Brasil, devem ser 71.730 casos no mesmo período, número que preocupa e reforça a importância de campanhas como o Novembro Azul.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a melhor maneira de prevenir um câncer é por meio da busca por hábitos saudáveis, como não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.