Os 22 novos promotores de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) participaram de um treinamento de mídia conduzido pela equipe de comunicação do órgão, na sede do MPAM, em Manaus, na tarde desta terça-feira (3/12).
A iniciativa, que integra o calendário de formação do Curso de Vitaliciamento promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MP-AM, teve como objetivo preparar os membros para lidar com entrevistas, produção de vídeos e áudios e outros aspectos da comunicação pública, visando aprimorar a divulgação de suas atividades na defesa dos direitos da população amazonense.
O treinamento incluiu palestras e orientações práticas sobre temas como posicionamento em entrevistas coletivas, linguagem corporal, domínio do tema abordado e utilização de equipamentos de mídia, como câmeras e microfones. Os participantes também receberam dicas sobre como avaliar se determinadas ações, como inquéritos ou ações civis públicas (ACPs), têm relevância jornalística e como alinhar a comunicação dessas atividades com a Assessoria de Comunicação (Ascom).
Durante o encontro, os promotores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre a importância de manter um bom relacionamento com a imprensa, adotando postura leve, clara e confiante em situações de exposição pública. A Ascom também destacou a necessidade de alinhamento prévio com a equipe de comunicação antes de qualquer divulgação, para garantir que as informações sejam transmitidas de maneira estratégica e adequada.
O treinamento foi conduzido pelo chefe de Comunicação do MPAM, o jornalista Elvis Chaves, acompanhado do também jornalista Lennon Costa, do editor de imagens e cinegrafista Ulisses Farias, do designer e fotógrafo Hirailton Gomes e do bacharel em direito Steven Conte.
De acordo com Chaves, que tem mais de 20 anos de experiência em assessoria de imprensa, “o media training é uma ferramenta essencial e importante dentro das organizações, sobretudo para capacitar os promotores a se comunicarem de forma assertiva e alinhada com os objetivos institucionais, reforçando a transparência e o compromisso do Ministério Público com a sociedade”.
Com a capacitação, os novos promotores do MPAM estão mais preparados para atender às demandas de comunicação do cargo, assegurando que suas ações sejam corretamente compreendidas e valorizadas pela sociedade e pela imprensa