A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Grupo de Autocuidados em Hanseníase da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) reativou os encontros, nesta quinta-feira (26/10) com cerca de 20 pacientes. O grupo existe desde 2010, na instituição, com o objetivo de estimular e orientar pacientes sobre o cuidado de si mesmo e o autoconhecimento, além de estimular a autoestima e o bem-estar, em busca de melhor qualidade de vida.
“Retomamos o grupo e o nosso objetivo é a qualidade de vida do paciente, o acolhimento, incentivando o autocuidado, especialmente com olhos, mãos e pés e aqui, uma vez por mês vamos reunir com eles para discutir temas de seu interesse, com palestrantes que podem ser servidores ou profissionais convidados de fora da Fuham”, explica a fisioterapeuta e gerente de Assistência em Prevenção de Incapacidades (GPI) da Fuham, Alexandra Costa.
Para este primeiro encontro, a fisioterapeuta da GPI, Isabele Nóbrega, foi a palestrante convidada e abordou aspectos gerais da hanseníase, como a doença afeta a vida do paciente, dando atenção especial a orientações aos participantes, para que fiquem atentos à saúde de um modo geral.
“Mesmo aquele paciente que já finalizou seu tratamento, estamos aqui, de portas abertas para vocês, qualquer situação, procure nosso serviço; nossa fisioterapia tem equipamentos que não tem em muitos lugares, então usem mais esse serviço”, recomenda.
Estímulo à inclusão
As reuniões do grupo são destinadas a orientações, para que os participantes possam sanar dúvidas e discutir aspectos importantes e que tem impacto na vida de todos. O espaço é também um estímulo ao fortalecimento de vínculos de amizade entre os participantes, para que juntos ampliem sua percepção acerca dos desafios vividos, compartilhando suas experiências.
“O autocuidado não é só a questão da informação, do conhecimento, é a relação humana, mesmo, a relação interpessoal de um com o outro. Sabemos da importância de atividades como essa e quero dizer a vocês que o sonho não acabou, continuamos buscando por dias melhores, a gente sabe que tem dias que a gente não amanhece tão bem, mas quando a gente se junta, a gente é mais forte, consegue segurar a mão do outro e se apoiar”, disse o diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano, que também esteve presente e falou com alegria sobre a retomada do grupo.
O Grupo de Autocuidado da Fuham
Coordenado pela equipe de profissionais da Gerência de Assistência em Prevenção a Incapacidades Físicas e da equipe de assistentes sociais da Fuham, o Grupo de Autocuidado tem como objetivo estimular pacientes, familiares e demais participantes para o cuidado de si mesmo e o autoconhecimento, além de estimular a autoestima e ações que gerem o bem-estar; contribuindo assim, para a qualidade de vida.
A ideia é realizar uma reunião todos os meses e a cada encontro abordar um tema escolhido, preferencialmente pelos próprios participantes, com assuntos relevantes e relacionados ao autocuidado e à diminuição de riscos para a integridade física do paciente.
Pacientes em tratamento e aqueles que já estão curados, com ou sem sequelas, além de seus familiares são convidados para participar do grupo, que não é obrigatório.
Dona Joana Viana, que já foi paciente e participante ativa do grupo de autocuidado, quando a primeira experiência foi realizada, em 2010, resume bem o que o grupo significa para cada um.
“O grupo é tudo de bom, temos conhecimento sobre a doença, temos amizade aqui, o que é muito importante; eu tinha deixado de vir, mas é com alegria que eu volto, minha casa sempre foi aqui, fui muito acolhida, sumi um pouco, mas estou de volta” finaliza.
Com informações da assessoria