O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI), emitiu alerta de de risco de eventos geo-hidrológicos, ou seja potenciais deslizamentos de terras em Manaus para esta quinta-feira (20/03).
De acordo com o boletim, o Cemaden classificou como MODERADA a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa nas Regiões Geográficas Intermediárias de Manaus (AM) e Marabá (PA), devido aos acumulados registrados nas últimas 96 horas e à previsão de pancadas de chuva, ao longo do dia, que podem deflagrar deslizamentos de terra pontuais em áreas com suscetibilidade à estes processos.
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura de Manaus identificou 600 pontos de erosão na cidade, sendo quase 90 classificados como de alto risco. Até o momento, 32 dessas áreas receberam obras de contenção e a gestão segue atuando com medidas preventivas e intervenções estruturais para minimizar os impactos do rigoroso inverno amazônico.
Chuva
De acordo com a Prefeitura de Manaus, até as 20h desta quarta-feira (19), foram registrados 70,60 milímetros de chuva, totalizando aproximadamente 320 milímetros ao longo do mês, valor que já supera a média esperada para todo o mês de março.
O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu ainda ontem alerta iniciando em 19/03/2025 às 09h10 prevendo chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). O alerta se encerra às 10h desta quarta.