A programação do ‘Agendão Cultural’ deste fim de semana, conta com uma imersão completa na cultura e na arte. De sexta a domingo (12 a 14/07), uma variedade de eventos irá envolver o público nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A programação também reúne projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo. A agenda inclui um show especial que celebra 40 anos de uma cantora amazonense, espetáculos, festival folclórico, desfile de moda, roda de conversa e dramaturgias. Além de uma nova turnê de música clássica e um show de stand-up que busca envolver o público.
A apresentação dos grupos folclóricos campeões das categorias bronze e prata e o show da banda nacional Canários do Reino marcam a abertura do 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, nesta sexta-feira (12/07), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, a partir das 20h, com entrada franca.
Também na sexta-feira (12/07), às 19h, o Teatro da Instalação recebe o espetáculo “As Taberneiras”, protagonizado pela companhia Pajê Cia de Dança. A apresentação é baseada na obra “Erotismo e Sedução de Mulheres Comerciárias de Manaus” de Jeanne Abreu. Com classificação indicativa de 16 anos e entrada gratuita.
O Teatro Gebes Medeiros recebe nesta sexta-feira (12/07), às 19h, uma “Homenagem póstuma à Neide Silva e para o Bloomsday”. Com classificação livre e entrada gratuita.
Às 19h, no Palacete Provincial, acontece o encerramento da exposição “Vestuário da Sinhazinha: expressões e cores em Parintins”, da artista e figurinista Djane Senna. O encerramento é marcado pela roda de conversa ‘Parintins em foco: detalhes do processo criativo’, conduzida pelo carnavalesco e especialista em arte indumentária Milton Cunha. A entrada é gratuita.
Às 20h, a cantora Goreth Almeida convida o público para prestigiar o show ‘40 anos de carreira de Goreth Almeida’, no Teatro Amazonas. Conhecida como a ‘Voz do Amor’, a cantora e intérprete amazonense Goreth Almeida preparou um show especial para comemorar seus 40 anos de carreira. O espetáculo abrange a carreira da cantora na música amazonense, incluindo repertório que fez parte de sua trajetória e convidados que participaram de sua história profissional. A entrada é gratuita.
Ás 15h, sexta (12/07) e no sábado (13/07), às 8h, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia recebe o ‘II Encontro Amazonense de Capoeira Angola em Manaus’, com a presença do mestre Bigo (SP), mestre Jurandir (MG), treinel Renata (AM), Prof. Cabelo (SP). Com classificação livre e entrada gratuita.
Na sexta-feira (12/07) e no sábado (13/07), às 17h30, o Centro Cultural Palácio Rio Negro recebe a 2º edição do ‘Desfile de Moda – Amazon Poranga Fashion’ com classificação livre e entrada gratuita.
No sábado (13/07), às 16h, o Fórum Permanente de Dança do Amazonas apresenta o 3º Encontro de Profissionais da Dança do Amazonas ‘Organizar para avançar’, no Centro Cultural Palácio da Justiça. O evento teve início no dia 11 de julho e segue até 13 de julho. A programação conta com um espetáculo que retrata de forma pessoal a força e resistência necessárias diariamente para se manter vivo. Além de uma palestra sobre a luta pelo território e justiça climática no Amazonas, seguida por mesas redondas e uma apresentação artística intitulada ‘Cenas Populares’ e encerra com um coquetel. Com entrada gratuita.
No sábado (13/07), às 17h, o palco do Teatro da Instalação recebe o espetáculo ‘Tem palhaça na rede: dramaturgias em palhaçaria’, com classificação livre e entrada gratuita.
No sábado (13/07), às 18h30, o Cineteatro Guarany recebe a abertura da ‘Mostra de cinema colombiano 2024’. Na ocasião, será exibido o documentário ‘Bakaçxtepkaçx – Hasta Siempre’, por direção de Javier Guáqueta. O documentário nos mostra por meio de uma narrativa experimental a sua vida atual, o seu processo político e a forma como enxerga o mundo, a Colômbia e o movimento indígena colombiano. Com classificação indicativa de 14 anos, a entrada é gratuita.
No sábado (13/07), às 19h, e no domingo (14/07), às 18h, o palco do Teatro Amazonas recebe o tenor Thiago Arancam com sua nova turnê ‘Tributo Três Tenores’. Considerado um dos maiores intérpretes líricos do Brasil com apresentações em mais de 40 países pelo mundo, o cantor Thiago Arancam presta uma verdadeira homenagem ao trio formado por José Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo, que projetou a música clássica para o mundo. Com classificação livre, os ingressos estão pelo site www.shopingressos.com.br
No domingo (14/07), às 20h, o Teatro Gebes Medeiros recebe o especial de aniversário ‘Show de Stand-up Marcos Castro e amigos’. No evento, terá a presença de Audino Cantor cantando os parabéns e do convidado nacional, Jansen Serra. Com classificação indicativa de 16 anos, os ingressos estão pelo site www.shopingressos.com.br
Endereços:
-
Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro);
-
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
-
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
-
Palacete provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro;
-
Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa);
-
Centro Cultural Palácio da Justiça – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro;
-
Centro Cultural Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro;
-
Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro)
Com informações da assessoria