O Terreiro do Tambor de Mina, consagrado à Santa Bárbara / Nochê/Nocɛ̀ Sogbo, foi fundado por Mãe Joana Gama, no dia 04 de Dezembro de 1892, no antigo Morro do Tucumã/Morro da Liberdade, há exatos 132 anos.
Foi o primeiro templo da Sacralidade de Matriz Africana, construido nessa área que compreende os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.
Bem como foi o primeiro local de culto/celebração religiosa construído no local, só muitos anos depois é que a primeira igreja católica seria erguida naquela parte de Manaus.
Assim sendo, o Morro da Liberdade foi consagrado em seu surgimento ao Vòdún Xɛ́byosɔ Nocɛ̀ Sogbo, sincretizada em Santa Bárbara.
Defendo a tese de que o Morro da Liberdade é um dos primeiros, se não o primeiro bairro na Região Norte do Brasil, que surge sob a proteção de um Vòdún da Família Real de Abomey, do famoso e histórico Reino do Danxomè /Danxomè.
Texto de autoria do Xɛ́byosɔnɔ̀ Ọba Méjì Fataɖagbenɔ un nyi Alberto Jorge Silva.
(*) Alberto Jorge – Xɛ́byosɔnɔ̀n Alberto Jorge Silva Ọba Méjì
Nascido em 26 de Abril de 1960 em Manaus, AM;
Dotɛ́ do Xwɛgbɛ́ Xwɛgbɛ́ Acɛ́ Mina Gɛgi Fɔn Vodún Xɛ́byosɔ Toy Gbadɛ́;
Coordenador Geral da Articulação Amazônica dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana – ARATRAMA; Fundador e Mantenedor da Associação de Desenvolvimento Sócio Cultural Toy Badé.
Formação – Com formação em Filosofia e Teologia pelo Centro de Estudos do Comportamento Humano – CENESCH; Radialista; Psicólogo Clínico Especialista; Doutorando em Psicologia Evolutiva e da Educação.
É Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais do Amazonas; Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Amazonas; Ex-Conselheiro Estadual de Saúde do Amazonas; Ex-Conselheiro Municipal de Saúde de Manaus;
Membro do Comitê de Saúde LGBT do Amazonas; pesquisador da Étnocultura dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana; militante há mais de 35 anos nos Movimentos de Negritude, dos Povos Tradicionais de Terreiro de Matriz Africana, de Defesa, Conservação e Preservação do Meio Ambiente; e de Direitos Humanos.