O vereador Amom Mandel (Cidadania) informou neste domingo (23/10) que solicitou, por meio de requerimento, que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), fosse convocado para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal de Manaus (CMM) sobre um suposto envolvimento do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e a facção criminosa Comando Vermelho, conforme divulgado no último site pelo site Metrópoles.
Segundo Amom Mandel, a ligação entre o prefeito e a organização criminosa foi divulgada em um relatório de inteligência da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Manaus. O documento apresenta imagens de supostas conversas por WhatsApp entre líderes da facção e o prefeito de Manaus, durante a campanha eleitoral de 2020, com supostas negociações para obtenção de votos. O relatório também mostra o envolvimento de outros políticos locais.
Por meio de assessoria de imprensa, Amom declarou que é imprescindível que o chefe do Poder Executivo municipal se explique à população diante da divulgação das informações. “Estamos diante de um escândalo que colocou os interesses pessoais e partidários em uma inaceitável harmonia, entre um candidato a gestor público e o crime organizado. Esse elo assustador, que não pode ser deixado de lado, precisa ser seriamente e imparcialmente investigado pelas autoridades policiais”.
Além disso, o parlamentar declarou que pedirá formalmente a abertura de uma investigação na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e espera a contribuição dos outros 40 vereadores na apuração e esclarecimento dos fatos.
“Estabelecer a verdade e devolver para esse parlamento, enquanto ainda há tempo nesse ano de 2022, o respeito dos amazonenses pelos ocupantes das 41 cadeiras deste plenário, estará mais uma vez nas mãos dos próprios vereadores. Não me calarei diante dos fatos e peço que o atual prefeito tenha a hombridade de prestar todos os esclarecimentos devidos. Não apenas para as autoridades, mas para Manaus que confiou a ele o voto e representatividade”, finalizou.
Conforme o requerimento, Amom Mandel solicita ainda que sejam convocados o vice-prefeito Marcos Rotta e o secretário Municipal de Infraestrutura, Renato Júnior.
Ao site Metróples, o chefe do executivo municipal se manifestou informando que pedirá cópia do relatório produzido pela SSP-AM, do qual disse nunca ter tido acesso.
Leia a nota do prefeito David Almeida:
Em relação à matéria publicada no site Metrópoles com o título “Relatório aponta que Comando Vermelho teria feito suposta aliança com prefeito de Manaus”, o prefeito de Manaus, David Almeida, informa que pedirá cópia do relatório divulgado, o qual nunca teve acesso e que foi vazado para um portal de notícias, para então se pronunciar.
“Estou indignado que um suposto relatório de 2020 só tenha sido vazado dois anos depois e, coincidentemente, a 9 dias do segundo turno das eleições para o Governo do Amazonas. Pedirei na Justiça a cópia desse relatório para que, então, possa me pronunciar. Desde já, repudio todas as afirmações que possam nos ligar a qualquer ato ilícito e buscarei a devida reparação cível e criminal contra qualquer exploração sem base em provas.”




























































