O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), iniciou nesta quarta-feira (17/01) a primeira intensificação de consultas e exames do ano no Centro de Convenções Vasco Vasques. Essa iniciativa, que se estende até quinta-feira (18/01), tem o objetivo de reduzir as filas do Sistema de Regulação (Sisreg) para melhor atender à população da capital amazonense.
O secretário titular da SES Dr. Anoar Samad, enfatizou a importância de iniciar o ano realizando intensificações como essa, que desafogam a fila do Sisreg, diminuindo os atendimentos na saúde.
“Estamos aqui em mais um mutirão de saúde, onde pretendemos atender hoje e manhã, em torno 4.200 pessoas. Nosso Complexo Regulador identifica quais são as especialidades que estão com maiores problemas de tempo de espera. Hoje ofertamos dez especialidades atendendo todos esses pacientes. É uma determinação do governador Wilson Lima e nós vamos continuar investindo nessa estratégia de mutirão, que tem funcionado muito bem. Final de semana passado tivemos uma intensificação de procedimentos de catarata, que o deputado Péricles nos ajudou com emenda e hoje estamos aqui com o deputado João Luiz quem tem colaborado com a saúde do nosso estado”, declarou o secretário.
A campanha foi realizada com recurso de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), no valor de R$ 708 mil, que facilitaram os trâmites para que o mutirão acontecesse.
“Essa destinação de recurso, por meio de emenda parlamentar é para ajudar a população amazonense. Isso faz minimizar a fila de espera no Sisreg, nos alegra muito contribuir com as pessoas e com a sociedade em geral”, declarou o deputado João Luiz.
Com a expectativa de atender mais de 4 mil pessoas, a intensificação contará com dez especialistas sendo elas: urologia, cardiologia, neurologia, proctologia, gastrologia, endocrinologia, ortopedia, dermatologia, pneumologia e reumatologia. Além disso, serão ofertados exames de ultrassonografias e exames laboratoriais.
A oferta das consultas e exames é destinada aos pacientes que já possuíam solicitação através do Sisreg, os mesmos receberam ligação do Complexo Regulador para confirmar a presença na intensificação.
Para a Dona Maria do Rosário, a intensificação foi uma oportunidade para se consultar com o especialista e dar início ao seu tratamento conforme recomendado.
“ Eu vim lá da zona leste e cheguei cedo aqui, não demorou muito e já fui atendida, eu vim aqui para ser atendida no pneumologista, não sei para os outros, mas para mim foi fácil graças a Deus, agora eu peguei o encaminhamento e vou para outro médico”, disse.
Mais intensificações
No final de dezembro de 2023, a SES realizou uma mega intensificação com consultas e exames e contou com o apoio da carreta da saúde, onde atendeu mais de 4 mil pessoas
Já no último fim de semana, a SES também realizou uma intensificação para cirurgias de cataratas, onde cerca de 170 pessoas realizaram o procedimento. Ainda esse ano, está previsto que aconteça mais intensificações como essa.
Com informações da assessoria