As aulas tiveram início e trazendo com elas o desafio de montar diariamente uma lancheira que favoreça a saúde das crianças. É importante estar atento a essas escolhas, tentando fugir sempre dos alimentos industrializados e ultraprocessados, e o motivo disso é explicado pela nutricionista Marcella Tamiozzo.
“O primeiro ponto importante ao montar uma lancheira saudável é que quando isso é feito repetidamente, a criança aprende um hábito que ela irá repetir a vida inteira. Outro ponto é que a criança precisa de nutrientes específicos para a idade, pois está em intenso desenvolvimento e aprendizado, necessitando de nutrientes para o cérebro e para ter energia para brincar e correr, e para se desenvolver”.
A professora do curso de Nutrição da Estácio esclarece que ao montar uma lancheira escolar, as famílias devem se atentar a essas necessidades, colocando sempre neste cardápio três importantes grupos de alimentos: proteínas, carboidratos e vegetais.
“As proteínas são nutrientes construtores, alimentos que ajudam na formação das crianças; os carboidratos são do grupo energético, que vão dar energia para o cérebro e para o corpo; e os vegetais são do grupo que fornecem vitaminas e minerais, que vão participar de todas as funções metabólicas do organismo”.
A nutricionista cita alguns exemplos de alimentos que fazem parte destes grupos, lembrando que a lancheira deve conter um alimento de cada grupo.
“No grupo das proteínas temos como opções os laticínios em geral, queijos, iogurtes, além de ovos, carne, frango e atum (que podem ser desfiados e colocados como recheio de sanduiche); no grupo dos carboidratos temos como exemplo os cereais, como pães integrais, biscoito integral, granola, pipoca caseira; e no grupo dos vegetais podemos colocar como opção as frutas picadas ou inteiras, suco de fruta, vitamina de fruta, ou até mesmo legumes, como palitinhos de cenoura, ou tomate cereja”.
Exemplos de montagem de cardápio para lancheira
Marcella Tamiozzo destaca que quando se tem conhecimento da importância que esses três grupos têm para o desenvolvimento das crianças, fica mais fácil e mais prazeroso montar uma lancheira saudável. A nutricionista dá alguns exemplos de combinações adequadas para as lancheiras:
Combinação 1
Proteína: iogurte
Carboidrato: granola
Vegetal: morango picado
Combinação 2
Proteína: queijo branco
Carboidrato: pão integral
Vegetal: suco de fruta
Combinação 3
Proteína: queijo picadinho ou ovinho de codorna
Carboidrato: pipoca caseira
Vegetal: maçã
Acondicionamento correto dos alimentos na lancheira
A professora do curso de Nutrição da Estácio reforça ainda a importância do correto acondicionamento dos alimentos dentro da lancheira.
“Muitos alimentos precisam de uma temperatura controlada ao serem armazenados, como laticínios, ovos e carnes. Para se manterem mais frescos até serem consumidos, é interessante colocar as bebidas sempre em garrafinhas térmicas e bem higienizadas; e os alimentos sólidos também em lancheira térmica e limpa, com uma placa de gelo dentro, ou uma bolsa de gelo, o que ajuda a conservar a temperatura da lancheira e evitando a proliferação de micro-organismos”, finaliza a nutricionista.
Com informações da assessoria