O Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que militares do 1º Pelotão Especial de Fronteira (PEF)/Palmeiras do Javari, em colaboração com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Vale do Javari, no Amazonas, participou de uma ação integrada que culminou numa bem sucedida evacuação aeromédica de uma menina da etnia Mayuruna, de 11 anos de idade, para Tabatinga/AM, devido à gravidade de sua condição, resultante de um acidente.
“A prontidão e a rápida mobilização da Turma de Saúde do 1º PEF, junto à da Comunidade local foram primordiais para a estabilização do quadro de saúde da paciente e a sua remoção imediata, a fim de que recebesse o atendimento especializado necessário. Sem sombra de dúvidas, a pronta resposta de todos foi determinante para assegurar um atendimento adequado até a unidade de saúde tabatinguense”, disse o Exército em branco.
“Essa ação reflete o comprometimento do Exército Brasileiro em prontamente atender emergências médicas em áreas indígenas remotas”, completa a força militar.