No dia 9 de julho de 2024, o Exército Brasileiro e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram contrato que visa à estruturação e modelagem de projetos de concessão, no modelo Parceria Público Privada do Forte de Copacabana (RJ) e do Zoobotânico do Centro de Instrução de Guerra na Selva – o Zoo do CIGS, em Manaus, AM.
O acordo tem por propósito aumentar a eficiência dos serviços prestados à população, fomentando a cultura e o turismo, e a consciência ambiental. Além disso, a parceria tem por objetivo otimizar as condições de conservação dos ativos, que possuem extrema relevância no contexto social onde se inserem.
Como próximo passo, após a assinatura, o BNDES realizará um diagnóstico dos ativos imobiliários do Exército, avaliando serviços e necessidades de infraestrutura, e definirá o modelo de concessão que melhor contribua para a valorização dos empreendimentos, preparando-os para futura licitação pública.
Com esta parceria, o Exército Brasileiro firma seu compromisso de melhoria de suas estruturas e de entregas de excelência para a população.