O artista plástico Juarez Lima morreu nesta sexta-feira (22/11) aos 58 anos de idade. Ele estava internado após sofrer um AVC na terça-feira (19) , na Áustria. Depois do fulminante acidente vascular cerebral, ele fez cirurgia, na quarta, e estava internado em estado grave. O episódio aconteceu quando se preparava para retornar ao Amazonas. Ele passou os últimos meses realizando trabalhos artísticos na Europa.
Seu primeiro compromisso por lá foi ajudar na produção de um show da cantora Joelma, em Portugal.
Desde a quarta-feira, Juarez era mantido sob sedação. Os médicos australianos deram 72 horas para avaliar o quadro do artista após a cirurgia. Esse prazo venceria amanhã, sábado.
O Boi Caprichoso divulgou nota lamentando a passagem do artista renomado.
Leia a reportagem completa no BNC.
Nota de pesar
O tambor da Marujada de Guerra, em tom fúnebre, toca para informar que Juarez Lima, artista do boi Caprichoso, do boi contrário, de Nossa Senhora do Carmo, da Romaria das Águas e criador de algumas das maiores alegorias do Festival de Parintins, deixou este plano para brilhar no firmamento.
O boi Caprichoso lamenta profundamente a partida de Juarez Lima, um dos maiores nomes da arte parintinense. Juarez foi um mestre que produziu e formou gerações de artistas, entre eles Rossy Amoedo, atual presidente do boi negro de Parintins. Marcou momentos importantes com alegorias como a Mãe Natureza, Ayma Sunhé, Serpente Dinahí, a Lendária Boitátá entre tantas outras.
Sua genialidade ultrapassou fronteiras, levando o nome de Parintins aos carnavais de Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo, onde teve como grande inspiração o eterno Joãozinho Trinta. Por ironia do destino os 58 anos ele nos deixa enquanto levava sua arte para além fronteiras do país. Juarez Lima deixa um legado de beleza, devoção e orgulho que será eternamente lembrado pelo povo de Parintins e por todos os amantes do Festival.
Hoje, perdemos uma grande estrela na terra, que passa a brilhar no céu azulado. Lá, será recebido com uma grande roda de toadas pela amada esposa Irlany Lima, pelo irmão Joaquim, pelo Pop da Selva Arlindo Jr., por Klinger Araújo, por MarKinho Azevedo, por João do Carmo Careca e pelo seu mestre irmão Miguel de Pascalle.
O boi Caprichoso se solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor e despedida. Para homenagear a memória do eterno Juarez Lima, o presidente Rossy Amoedo decreta luto oficial de três dias na Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso.