Relatos sobre as coleções e achados fortuitos, guardados por pessoas que residem e fazem práticas de agricultura sobre áreas que são sítios arqueológicos na região de Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), são retratados na 2ª edição do livro “Fragmentos: arqueologia, memórias e histórias de Parintins”. O e-book da 2ª edição do livro “Fragmentos: arqueologia, memórias e histórias de Parintins” foi produzido pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Os autores da obra são Clarice Bianchezzi, Adriano Márcio dos Santos, Filippo Stampanoni Bassi, Helena Pinto Lima, Michel Carvalho Machado, Alef Fernandes Cruz, Arnoud de Oliveira Batista Filho e Maurício de Paiva. Para obter a obra, basta acessar o Repositório Institucional da UEA e realizar o download gratuito.
Para Clarice Bianchezzi, professora da UEA e uma das autoras, o livro conta com uma riqueza de imagens e textos de caráter informativo que apresenta uma discussão sobre nove coleções da comunidade de Santa Rita de Cássia, Lago da Valéria e quatro coleções na área urbana de Parintins; além das coleções oriundas de Parintins, que estão sob a guarda do Museu da Amazônia (Musa) e Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, e Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém.
“A obra foi produzida via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I/2021), que foi desenvolvido dentro do projeto Divulgação Arqueológica em tempos de Pandemia, coleções de Parintins-AM e suas histórias, no ano de 2021”, explica Clarice.
A professora destaca, ainda, que um dos objetivos da obra é dar destaque ao rico patrimônio arqueológico da cidade de Parintins, cujos sítios e vestígios remontam a uma história indígena milenar.
“Este potencial permanece ainda pouco explorado pela arqueologia, não sendo tão conhecido pelos próprios parintinenses. Nossa proposta é, portanto, a de socializar, por meio deste livro/catálogo virtual/impresso os conhecimentos sobre as coleções arqueológicas de Parintins – tanto aquelas musealizadas quanto as inúmeras coleções domésticas cuidadosamente guardadas pelos moradores do município”, observa,
Para a arqueologia do Amazonas, Clarice destaca que a obra vem contribuir para colocar Parintins dentro do cenário das pesquisas atuais sobre a área. “A equipe de autores da obra vem desenvolvendo outras pesquisas e produções nos últimos seis anos. E o livro vem contribuir, sobremaneira, para valorização e destaque do potencial que temos neste município e região”, finaliza.
Com informações da assessoria