Criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a data que celebra o Dia Mundial da Filosofia, terceira quinta-feira do mês de novembro, destaca a importância desta área para o desenvolvimento do pensamento humano. Para lembrar este marco, Nova Acrópole, escola de filosofia que promove cultura e pratica o voluntariado em mais de 60 países, comemora a iniciativa global, trazendo um tema a cada ano. Em 2024 o assunto é um dos desafios mais profundos da humanidade: como superar as divisões e encontrar o que une, respeitando e celebrando a diversidade.
“A Busca da Unidade para Além das Diferenças” é o tema que norteia a abordagem de atividades culturais e filosóficas, com destaque para palestras e diálogos que salientam meios de melhorar a convivência e como promover harmonia e união em um mundo marcado pela polarização. Nas cidades onde Nova Acrópole tem sede, haverá também apresentações artísticas, exposições fotográficas e lançamentos de livros, sendo possível conferir as programações locais pelo site https://diamundialdafilosofia.
Em Manaus, a programação está concentrada ao longo do dia 23 de novembro, sábado, com início às 8h, por meio de uma ação de limpeza às margens do rio Negro, no entorno do Mirante Lúcia Almeida, centro da cidade. O objetivo é promover a conscientização da importância da harmonia com o meio ambiente, de forma prática.
Às 16h, haverá a oficina “Harmonia das relações: os 4 temperamentos na construção de nós mesmos”, seguida da palestra “As diferenças em Harmonia”, às 19h. Ambos serão realizados na sede da Nova Acrópole Manaus. Toda a programação é gratuita com inscrições e vagas limitadas por meio do site: https://www.acropole.org.br/
Sobre o tema
A filosofia, mais do que um campo de estudo, é parte essencial da natureza humana. O desejo de buscar a sabedoria, compreender o mundo e atuar com coerência com ideias mais virtuosas é um traço fundamental do ser humano. “A Harmonia é a valorização das diferenças. Em um carro, por exemplo, cada peça ocupa uma posição e, graças a diferença e conjugação delas, é que o carro se move. Assim também na sociedade quando conseguimos conjugar a convivência com as pessoas como elas são”, disse o Prof. Luís Carlos Marques, diretor nacional da Nova Acrópole no Brasil área Norte, explicando, em conferência, o conceito da filosofia natural, ou baseada na natureza, onde tudo é diferente e a Unidade é a combinação harmoniosa das diferenças.
A Nova Acrópole, como escola de filosofia à maneira clássica, atua há quase 70 anos promovendo essa busca em todos os continentes. Seus princípios são baseados na tradição das escolas filosóficas da Antiguidade, que entendiam a filosofia como um caminho prático para viver com mais harmonia, tanto interna (o indivíduo consigo mesmo) quanto externamente (em sociedade). Através do estudo comparado da filosofia, da cultura e do voluntariado, a instituição procura despertar o potencial humano para agir de forma ética e construtiva no mundo.
A celebração do Dia Mundial da Filosofia em mais de 130 sedes no Brasil oportuniza a participação social em atividades culturais que refletem como lograr a unidade entre os seres humanos explorando as diferentes formas de pensar, sentir e viver, e reconhecendo que as distinções são expressões de uma diversidade rica e complementar.