A ativista política e secretária Nacional do PT Mulheres, Anne Moura, foi oficializada na manhã deste domingo (04/08) como pré-candidata a vereadora da cidade pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
O anúncio ocorreu durante convenção no Clube do Trabalhador do Sesi, na Zona Leste da capital, que confirmou a candidatura de Marcelo Ramos (PT) a prefeito e de Luis Castro (PDT) como vice na chapa de frente ampla que reuniu campos da esquerda e de centro, dentre as federações PT/PCdoB/PV e PSOL/Rede e os partidos PDT e Solidariedade.
Num gesto de agradecimento a Anne Moura, que desistiu da pré-candidatura a prefeita para aderir ao projeto de Lula para Manaus, e quebrando o protocolo do cerimonial, Marcelo Ramos deu espaço de fala para todas as candidatas femininas das siglas que o apoiam.
“Hoje, nós estamos dando largada a uma caminhada de esperança, a uma caminhada com time do presidente Lula. Eu falei que era necessário ter uma candidatura tão forte e tão engajada. Hoje, é um momento histórico e vocês podem contar comigo para trabalhar por Manaus, ao lado do Marcelo Ramos. Vamos empoderar as mulheres e a juventude e fazer a diferença. Vamos juntos até a vitória”, disse Anne Moura.
Com uma longa trajetória política desde atuação em grêmio estudantil, Anne Moura, 37, é secretária Nacional de Mulheres do PT e coordenadora do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. Descendente do povo Mura, nasceu e cresceu na periferia de Manaus, no bairro Coroado, e tem na defesa dos direitos da mulher, da juventude e dos grupos mais vulneráveis o foco no desenvolvimento de políticas públicas.
Com duas décadas de atuação na política, tornou-se aos 26 anos a secretária Nacional de Desenvolvimento Econômico mais jovem do PT. Foi co-criadora do projeto “Elas por Elas”, participou da construção do Plano de Governo Lula 2022 e, no mesmo ano, foi candidata a vice-governadora do Amazonas, junto do candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB).
Lançou o movimento “Nossa Voz em Manaus”, que tem como objetivo fortalecer a representatividade feminina e de diversas classes sociais na Câmara Municipal, bem como promover políticas públicas que atendam às reais necessidades da população manauara.