Nos dias 6 e 7 de agosto, a partir das 8h, o auditório do Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus/AM, será palco do Seminário Floresta Viva Amazonas. O evento tem como objetivo fomentar a restauração ecológica no estado do Amazonas, integrando esforços de diversas instituições e especialistas, além de troca de experiências entre iniciativas de sucesso.
O Seminário ocorre dentro da iniciativa Floresta Viva Amazonas, que apoia projetos voltados para a restauração ecológica e fomenta o fortalecimento da cadeia produtiva da restauração em áreas interiores e/ou ao redor de Unidades de Conservação (UCs) no estado do Amazonas.
Na ocasião, serão lançados projetos que mostram o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade amazônica. Essas iniciativas tem como meta restaurar 400 hectares na região de Manaus e Presidente Figueiredo por um período de quatro anos. São eles:
“Restauração Ecológica Produtiva: Promovendo uma Paisagem Sustentável na Amazônia”: Uma parceria entre o Idesam, o projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF/INPA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
“Reflora – Recuperação Ecológica e Implantação de Sistemas Agroflorestais Multifuncionais”: Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê).
“Queremos fortalecer a cadeia de restauração no Amazonas. Neste evento, diferentes atores que atuam na restauração estarão reunidos para se conhecer e criar uma comunidade de aprendizagem e troca. Entre eles, coletores de sementes, viveiristas até profissionais de plantio e projetos de restauração”, afirma Marcos Pinheiro, consultor do Idesam para mobilização de atores na cadeia de restauração.
A iniciativa Floresta Viva Amazonas recebe apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Eneva, empresa que atua na exploração e produção de gás natural e no fornecimento de soluções energéticas. A gestão administrativa é realizada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO).
Entre os palestrantes do evento estão: Beto Mesquita, diretor de Florestas e Políticas Públicas na BVRio, que apresentará o painel “Panorama da recuperação da vegetação nativa: Desafios e Oportunidades”. Vinicius Bertin, Rodolfo Marçal e Gustavo Brichi, coordenadores do Projeto Floresta Viva Amazonas, respectivamente, pelo Idesam, FUNBIO e Ipê, apresentarão as iniciativas. Além disso, haverá ainda uma apresentação do Plano Nacional da Vegetação Nativa.
No segundo dia de evento serão apresentadas pesquisas locais e abordagem técnica para uma cidade mais verde, além de apresentação da Rede Aliança para Restauração da Amazônia.
Serviço
Seminário Floresta Viva Amazonas – Auditório do Bosque da Ciência – IPAN
Quando: 6 e 7 de agosto, a partir das 8h
Endereço: Rua Bem-Te-Vi (antiga Rua Otávio Cabral), s/nº – Petrópolis, Manaus-AM – CEP: 69067-001 (anexo à Sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA).
Sobre o Idesam
O Idesam é uma ONG amazonense com atuação na Amazônia Legal desde 2004 e trabalha pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia e suas populações. Possui a qualificação de Organização Social de Interesse Público (Oscip) e possui o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2022 e como a melhor organização ambiental da Região Norte pelo prêmio Melhores ONGs 2020. Recebeu o Prêmio Empreendedor Social 2022, promovido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, na categoria ‘Inovação e Meio Ambiente’; e é credenciado como ator da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). Coordena as iniciativas Amaz Aceleradora de Impacto, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal, Programa Carbono Neutro, Programa Prioritário de Bioeconomia e Observatório BR-319.Para saber mais, acesse: www.idesam.org
Com informações da assessoria