O Espaço Sereia Mística, localizado no bairro Aparecida, em Manaus, celebrará nesta sexta-feira, 8, a partir das 19 horas, uma noite dedicada à diversidade cultural. O evento marcará o lançamento da dramaturgia Criança Louca, projeto de Denni Sales, publicado pela Editora Transe, reconhecida por promover vozes e narrativas diversas, especialmente aquelas que refletem vivências e olhares alternativos da região amazônica.
Criança louca é uma espécie de thriller, gênero artístico que se caracteriza por criar tensão, medo e excitação no espectador, e tem como temática central a pedofilia, um tema crescente nas estatísticas de violência contra a criança da Região Norte. Nessa ficção, o tema é abordado através de personagens que sofrem o reflexo do abuso na vida adulta.
A obra, organizada em dez capítulos, é resultado do Prêmio Manaus de Identidade Cultural – Demais Linguagens, um edital realizado sob a regulamentação do Decreto Paulo Gustavo, voltado para o fortalecimento e a valorização da produção artística local.
“O lançamento de Criança Louca destaca a importância da publicação da nossa produção literária e dramatúrgica manauara, e também como é importante termos estratégias de incentivos e valorização de autores da nossa região que estão produzindo e pensando dramaturgia”, disse Denni.
O evento é focado para o público em geral e promete reunir artistas, acadêmicos e interessados na cena cultural para um encontro que pretende ser uma imersão na obra e no seu processo criativo, além de abrir espaço para discussões sobre dramaturgia produzida na cidade de Manaus.
Sinopse
Criança Louca abre com um homem estacionando o carro em uma cafeteria isolada, às margens da estrada, em uma sexta-feira. Enquanto o sol desce no horizonte, o rádio emite um alerta de tempestade — e a previsão é clara: a cidade está prestes a enfrentar uma enchente ainda maior que a última de sua história.
Nesse cenário, encontramos Tito, que entra no estabelecimento e se depara com Juan, um amigo de longa data ou talvez um antigo amor. Logo, somos apresentados a Ellen, a dona e garçonete da cafeteria, e, mais tarde, a Ivan, um caminhoneiro que chega para fazer uma entrega.
A partir desses personagens e suas vidas entrelaçadas, o autor tece uma narrativa íntima e densa, desenhando uma jornada que promete alterar, irremediavelmente, os rumos de cada um deles.
Sobre a dramaturgia
A dramaturgia Criança Louca foi concebida a partir de um laboratório de produção promovido pela Platô Pesquisa e Produções, localizada no Rio de Janeiro. O projeto, intitulado Brasil por Escrever, reuniu autores de várias regiões do país, proporcionando um intercâmbio rico de ideias e perspectivas e dando voz a diferentes narrativas e estilos, refletindo a pluralidade cultural brasileira e que apresentassem aspectos da realidade sociopolítica do Brasil a partir da realidade de cada uma das suas regiões.
Com o objetivo de fomentar a criação artística e a colaboração entre dramaturgos de diferentes contextos, o laboratório incentivou os participantes a explorarem suas vivências e a traduzirem suas experiências em obras teatrais. O resultado é uma dramaturgia que não apenas entretém, mas também provoca reflexões sobre temas contemporâneos, como identidade, diversidade e pertencimento.
Quem é Denni Sales?
Atualmente doutorando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o artista e pesquisador vem trabalhando questões de gênero e sexualidade na pesquisa e no teatro, sua dissertação de mestrado que pesquisa os aparecimentos das narrativas LGBT+ no teatro amazonense tem previsão de publicação para o próximo ano. Sua pesquisa nas artes cênicas concentra-se em produção, direção e dramaturgia, com um olhar especial para as vivências LGBTQIAPN+. Essa abordagem busca ampliar as representações e dar voz a narrativas que muitas vezes são marginalizadas, refletindo sobre as questões de identidade e pertencimento.
Denni Sales também é autor de outras obras publicadas, como a dramaturgia Coisas para Depois de Meia-Noite (2010), Dinossauro (2015) e a comédia A Diabólica Mary Spears (2010). Além de suas publicações individuais, ele possui colaborações em coletâneas. Sua carreira artística é marcada por uma formação interdisciplinar, transitando entre as linguagens do audiovisual, performance e artes cênicas.
Serviço:
Lançamento da dramaturgia Criança Louca
Local: Espaço Sereia Mística – Rua Luiz Antony, 397, Aparecida, Manaus
Data: Sexta, 8 de novembro, às 19h
Com informações da assessoria