Na última terça-feira (18/10), em entrevista à TV Rede Amazônica, o governador Wilson Lima (UB), candidato à reeleição, pontuou as ações de segurança implementadas em sua gestão e destacou que tem cumprido o pagamento das datas-bases aos policiais. A fala gerou revolta em um dos líderes dos escrivães e investigadores da Polícia Civil do Amazonas, o investigador James Cavalcante.
O policial ressaltou que durante os quatro anos da atual gestão não houve pagamento da data-base dos investigadores e escrivães e nem a liberação das promoções. James disse que o atual governador falta com a verdade diante da sociedade ao falar que a gestão investe em recursos humanos.
“Mais uma vez o governador mente na mídia, para o povo. Não cumpriu nada do que está na lei para os policiais civis, escrivães e investigadores. Ele é craque em mentir na mídia, nas suas entrevistas. Em quatro de governo Wilson Lima não tivemos nenhuma promoção. Foram quatro anos sem ganho nenhum para escrivães e investigadores. Foi o único governo que não concedeu nada de vantagem para a base da polícia civil, que nós representamos 80% da instituição. São 1.800 pais e mães de família. Lamentável a postura desse governo”, disse o investigador James Figueiredo.
Desde o dia 25 de maio, policiais civis do Amazonas se mobilizam contra o governador do Amazonas o qual é cobrado pelo cumprimento do que determina a Lei 4576/18, que assegurou a adequação salarial dos escrivães e investigadores em 5 parcelas, sendo que uma foi paga imediatamente, ainda em 2018. Sobraram quatro parcelas para os anos de 2019, 2020, 2021 e 2022.
Investigadores e escrivães chegaram a aprovar greve na instituição, mas foi barrada pela Justiça do Amazonas.
Entrevista
Durante a entrevista, o governador Wilson Lima disse que uma das ações que o seu governo tem realizado na Segurança Pública é o investimento em recursos humanos.
“Em recursos humanos, nós estamos dando aos policiais condições para que eles possam desempenhar o seu papel com efetividade na rua. A gente está pagando as datas-bases, garantindo as promoções desses policiais. Nós realizamos concursos públicos esse ano; começamos, inclusive, a chamar os aprovados. A questão da infraestrutura, nós estamos dando condições para que eles trabalhem. Estamos trocando todo o nosso armamento. Só no nosso mandato, trocamos sete mil coletes. O que a gente tem feito, indica que estamos no caminho certo”, declarou o governador do Amazonas.
Assista a entrevista na íntegra.
Promoções
O Governo do Amazonas realizou, nesta quarta-feira (19/10), a solenidade de promoção de 191 policiais militares, entre praças e oficiais, e de 43 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). O evento ocorreu na Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-oeste de Manaus, e contou com a presença de autoridades e das famílias dos promovidos.
Segundo o Governo, a promoção, publicada na edição de terça-feira (18/10) do Diário Oficial do Estado (DOE), é referente às promoções do mês de agosto, determinadas em 2021 pelo governador Wilson Lima.































































