A Polícia Federal realizou, na última quinta-feira (18/12), a devolução de dois fuzis pertencentes à Polícia Nacional do Peru, recuperados durante uma grande operação no interior do Amazonas. A ação integra os desdobramentos da maior apreensão de drogas já registrada na história do estado, que resultou na retirada de circulação de aproximadamente 6,5 toneladas de entorpecentes, em junho de 2025.

Entre as drogas apreendidas estavam armamentos de uso restrito. As investigações identificaram que os fuzis devolvidos tinham sido furtados de uma base da Polícia Nacional do Peru, evidenciando a atuação de organizações criminosas transnacionais na região de fronteira.
A Diretoria de Cooperação Internacional da Polícia Federal foi responsável pelas tratativas junto às autoridades diplomáticas e policiais peruanas, viabilizando a restituição formal do armamento, em consonância com os acordos de cooperação internacional e o fortalecimento das ações conjuntas de combate ao crime organizado.
Relembre o caso
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) registrou a maior apreensão de drogas da história do estado em uma única ocorrência. Equipes da Companhia de Operações Especiais (COE) apreenderam 6,5 toneladas de entorpecentes, entre maconha skunk e cocaína, na noite do dia 1º de junho, próximo ao município de Manacapuru.
A ocorrência foi realizada pela COE, com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM) da Polícia Federal do Amazonas (PF/AM) e a DIRANDRO da Polícia Nacional do Peru, na noite de domingo (1º/06), no Rio Solimões, próximo ao município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).
Foram apreendidas 6,5 toneladas de entorpecentes, sete fuzis de calibres 7,62 e 223, uma metralhadora calibre 50, uma metralhadora 7,62, uma lancha com seis motores, 5.698 munições de diversos calibres, 102 carregadores, um lançador de granadas, dois celulares e a quantia de R$ 2,5 mil em espécie.




























































