Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, teceu elogios a gestões anteriores de Lula da Silva (PT), atual ocupante do Palácio do Planalto.
Em entrevista recente ao jornal O Diário, veículo regional da Zona Leste de São Paulo, o dirigente também fez comparações entre os perfis de Lula e de Bolsonaro, principal nome de sua legenda hoje.
“O Lula é um camarada do povo, é completamente diferente do Bolsonaro. E é um fenômeno ele chegar onde chegou. O José Alencar era vice-presidente, nós fizemos parte do governo… E Lula foi bem no governo também, elegeu a Dilma depois”, discorreu Valdemar, cujo PL compunha a base situacionista no Congresso à época.
“Não tem comparação com Bolsonaro. Primeiro que o Lula tem muito prestígio, ele não tem o carisma que Bolsonaro tem, mas tem popularidade, é conhecido por todos os brasileiros. O Bolsonaro não, tem um mandato só”, disse.
Valdemar também encampou críticas ao ex-juiz federal e hoje senador Sérgio moro pela forma como conduziu processos da Operação Lava-Jato nos quais Lula foi condenado. O presidente do PL avaliou que o presidente “está machucado” por conta desse cenário.
“Se ele errou em alguma coisa, ele tinha que ser condenado dentro da lei. O Moro errou, superou os limites da lei. Quando eu falo isso, o pessoal da direita fica bravo comigo. Ele passou dos limites da lei para aparecer, para ser candidato a presidente. Ele vai pagar caro por isso”, disse Valdemar, que apostou na cassação do mandato de Moro, que responde a uma ação eleitoral no TRE-PR.
A entrevista deixou o nome do presidente do PL entre os assuntos mais comentados do X. (antigo Twitter).
O vídeo das declarações de Valdemar foi compartilhado inclusive por figuras políticas, como o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ).
Leia mais em O Globo