Nesta terça-feira (07/11), a partir das 9h, acontecerá Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para debater o Projeto de Lei Nº 899/2023 que prevê a proibição da fabricação, comercialização e uso de linhas cortante ou perfurante, bem como o uso de cerol e substâncias de material cortante.
A proposta é do deputado estadual Cristiano Dangelo, a pedido dos motociclistas e motoristas de aplicativos de Manaus.
“Peço a participação dos motociclistas de motoclube e motogrupo, dos trabalhadores de aplicativos e simpatizantes para estarmos juntos nessa luta para a aprovação da lei estadual, contra o cerol e a linha chilena.
Vamos fazer a nossa parte para salvar vidas”, convoca um dos apoiadores do projeto, investigador da Polícia Civil James Figueiredo;
Projeto
A pauta sobre a proibição do uso de cerol em linhas de pipas já é tema de discussão na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Visando à segurança nas ruas durante as brincadeiras de pipas, mais conhecidas como papagaios, o deputado Cristiano D’Angelo (MDB) propôs o PL nº 899/2023, que proíbe a fabricação; comercialização e o uso de linha cortante ou perfurante, bem como o uso de cerol e substâncias de material cortante.
No último dia 26 de setembro, a Assembleia realizou duas Cessões de Tempo. Na primeira, solicitada pelo deputado Cristiano D’Angelo (MDB), o presidente do Moto Grupo Vumbora de Moto, Reinaldo da Silva de Oliveira, falou aos parlamentares sobre a Campanha “Diga não ao Cerol – Corte isto da brincadeira”.
Oliveira falou que o uso de cerol nas linhas para empinar “papagaio”, como as pipas são chamadas no Amazonas, traz riscos não apenas às pessoas que brincam, mas a pedestres e especialmente motociclistas. Essa mistura de cerol pode causar ferimentos graves, como cortes de tendões e nervos, amputação de dedos de quem brinca, e para os motociclistas pode causar mortes.
O representante do Moto Clube pediu aos deputados a criação de leis que proíbam a utilização de linhas com cerol, e também que sejam criados lugares específicos, com a necessária segurança, destinados ao lazer das pessoas que gostam de soltar “papagaio”.